quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal na Suécia



Uma das coisas mais diferentes na Suécia é a comemoração do Natal...







Os suecos preparam suas casas para que as quatro semanas antes do Natal sejam realmente especiais. Primeiro, é normal trocar as cortinas por outras vermelhas ou com motivos natalinos. Depois, muda-se a decoração, usando os típicos objetos desta época do ano, como por exemplo: o porta-velas do advento, com velas que se acendem a cada um dos quatro domingos à espera do Natal; as luzes em formato de estrela que iluminam as janelas e ajudam a amainar a escuridão; a árvore de Natal, quase sempre um pinheiro natural que se corta e se deixa em água para que continue exalando seu cheirinho típico. Os presépios, no entanto, são os maiores ausentes e a imagem do menino-Deus quase não se vê.


A febre de compras é típica, como na maior parte do mundo, entre as pessoas que podem se dar o luxo de gastar em presentes, é claro! No trabalho, normalmente a direção compra um presente para cada funcionário: um champanhe, um vinho, ou algo assim.


O ponto alto para as crianças, além de abrir os presentes, é claro, é a visita à vitrine de uma das maiores e mais tradicionais lojas de departamentos, a Nordiska Kompaniet, conhecida como NK. A vitrine da NK em dezembro é o sonho de qualquer menino ou menina, com bonecos e animais que se movem e todos os tipos possíveis de brinquedos. Este ano, representava a história de uma menina no dia de Natal, desde o acordar cedinho pela manhã, sair para patinar no gelo, abrir os presentes, até a hora de dormir. O Papai Noel, chamado Tomten, chega trazendo os presentes, que estão todos previamente etiquetados com um versinho para o destinatário.


Pois é, os versinhos rimados são uma febre. Os presentes são entregues com cartõezinhos com rimas dedicadas ao presenteado. Tem até programas online para ajudar você a preparar suas rimas, que são sem dúvida um elemento essencial da cultura local. Na Enciclopédia Nacional (NE) online, na página dedicada às rimas,   a gente lê alguma coisa parecida com isso:


"Se você não rimar, trata-se de uma fraqueza


Talvez porque pense que é um processo trabalhoso


Mas prove a ajuda online da NE, uma beleza!


O seu presente de Natal será sem dúvida maravilhoso"


Provavelmente, as semanas que antecedem o Natal são a única época do ano em que as igrejas de Estocolmo estão cheias. No primeiro domingo do advento os fiéis lotam os bancos, que normalmente estão sempre vazios. E muitos corais se apresentam para cantar, principalmente no "dia de Lúcia".


Pois é, o dia 13 de dezembro é esperado durante todo o ano. É o dia da festa de Santa Lúcia, quando os suecos fazem uma celebração especial para "espantar" a escuridão. Uma menina ou mulher veste-se de branco e traz velas na cabeça, simbolizando a luz. Um cortejo a segue cantando. "O dia de Lúcia" é praticamente o dia da abertura oficial da temporada natalina. Comem-se pães especiais (os famosos lussekatt) e bebe-se glögg, um vinho quente, condimentado e adocicado. Há festas de Lúcia em tudo o que é empresa, escola ou jardim infantil. A eleição da Lúcia do ano em Estocolmo é um evento acompanhado com curiosidade pelos jornais, e diversas cidades, escolas, empresas e repartições escolhem sua Lúcia oficial.


Os mercados de Natal são um ponto alto da programação. Neles vendem-se doces tradicionais, comidas diversas, bebidas típicas e artesanatos locais. O museu ao ar livre de Skansen tem um dos mercados mais tradicionais e vale a pena uma visita para alegrar os dias frios e escuros.


Mas se você perguntar a qualquer sueco qual é a mais importante tradição natalina, muitos responderão que é o Pato Donald. È muito estranho mesmo, mas uma grande maioria das famílias se reúne no dia 24 de dezembro para o almoço de Natal, que tem que terminar, sem falta, antes das 3 horas da tarde. Então, e isso há cerca de 50 anos, sentam-se todos frente à TV para assistir à programação de desenhos animados de Disney! O mesmo episódio de sempre do Especial de Natal do Pato Donald, todos os anos, atrai a atenção de 4 milhões de pessoas!


Feliz Natal para todos!



0 comentários:

Postar um comentário